quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Crônica (ou fábula) da educação moderna

O rinoceronte e a coruja

Certa vez, a coruja estava dando sua aula com todo carinho e dedicação. Ela não admitia lecionar sem amor e procurava sempre ter uma novidade, um novo autor, um novo livro para indicar ou comentar com seus alunos.
Estava sempre estudando, querendo o novo, pois acredita que o melhor caminho para a liberdade do homem é através da educação. É admirada e querida por todos, tanto pela sua dedicação como pelo seu conhecimento. Não há dimensões que não conhece. Não há formas de ensinar que desconheça, seja presencial ou a distância.
É uma coruja diferente. Se fosse humana, seria facilmente comparada àquela "mãezona" que nos acolhe, que queremos ter sempre perto para ouvir uma palavra amiga, para dizer o que queremos ouvir. Também seria facilmente comparada com a vovó, que tanto nos ensina com suas experiências e histórias.
É uma coruja tão amiga, tão doce que deixa suas corujinhas (ou seus corujinhas, se preferir) e o Sr. Corujão para nos ensinar, para nos mostrar que é possível sim, que nós podemos se levarmos a sério sua proposta.
E vocês acreditam que ainda tem uns passarinhos que reclamam? São aqueles que ainda não aprenderam a voar como ela ou com ela.
E o que o rinoceronte tem com esta fábula? (ou será uma crônica? Sei lá!)
É porque ele manda na escola da selva.
Numa de suas aulas, a coruja foi interrompida sutilmente e delicadamente por ele sobre um assunto que deveria ser tratado em particular.
Sem bater ou pedir licença, este quadrúpede entrou na sala e disse:
- Não admito que mudem o horário! Recebi várias mensagens e você não pode fazer isto. Eu quero os alunos no horário!
- Mas eu também não sabia. Isto ficou acertado antes e eu não tive culpa. Respondeu a coruja, envergonhada por ser repreendida na frente de seus alunos.
- O horário eu peguei na secretaria - intrometeu-se um aluno.
- Suas aulas estão marcadas para outro horário - falou outro.
Diante disto, o rinoceronte apertado por sua gravata, saiu e disse que resolveria na secretaria.
Nossa amada coruja ficou sem respiração.
O que fazer?
Foi profissional e não passou sua decepção para os alunos (mas acho que não conseguiu...). E deu sua aula, com a mesma determinação, com a mesma sapiência, com o mesmo amor. Mostrou que é e não está professora.
Quanto ao rinoceronte, fica aqui a moral da história: As pessoas são lembradas pelas coisas boas que fazem e que respeito não se impõe, se conquista.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Discurso educacional para EaD



Acordo, me coloco como mãe, um bom dia para despertar dosi dos três filhos que devem ir para escola e como todos brasileirinhos devem estar na escola pontualmente as 7h. Haja coração para uma rotina de alienação, informação mal dada e quase nada de construção de conhecimento. Pelo menos o pretendido pela escola. aprendem sobre sabotagem/cola; desculpas para não entrega de trabalhos por esquecimento ou desinteresse ou ao contrário o desinteresse que provoca o esquecimento. Enfim preparo o café da manhã, naturba como todos que convivem comigo o sabem hahaha. Beijo os dois e lá se vão para o que chamam de "tortura". Me pidiram para dar aula em casa para eles; e poderia ser o dia inteiro desde que pudessem acordar as 08h. Justo, justissimo se não estivessemos no Brasil. De quebra chamaria dois ou três colegas e faríamos muitas descobertas. A EaD ainda é só para adultos, reclamam eles. Será que a nova geração, meus netos vão à escola??? Qual(is) os atrativos das escolas para manter nosso filhos lá? Só a autoridade legislativa dará conta? O que acham disto? Homeschool in Brazil?Qual o discurso educacional está sendo modelado para a futura geração? estes jovens conscientes de que esta escola não humaniza nem prepara para o mercado do trabalho? Ela serve apenas para produzir servidores / nova forma de escravos para chegar as 7h em ponto e bater o ponto (mesmo magnéticos ou coisa que o valha) ? Sim temos algumas excessões. Mas não falo destas escola rarissímas/carríssimas que tem aulas com seus laptop e formam os lideres e já donos de grande parte da riqueza brasileira. Meu discurso é para àqueles que o prórpio governo chama de "para todos". Uma nova forma de discurso para denominar os oprimidos. Estamos preparando professores para uma nova EaD ? Penso que precisamos discutir esta nova modalidade para nossas crianças e jovens.