segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Discurso educacional para EaD



Acordo, me coloco como mãe, um bom dia para despertar dosi dos três filhos que devem ir para escola e como todos brasileirinhos devem estar na escola pontualmente as 7h. Haja coração para uma rotina de alienação, informação mal dada e quase nada de construção de conhecimento. Pelo menos o pretendido pela escola. aprendem sobre sabotagem/cola; desculpas para não entrega de trabalhos por esquecimento ou desinteresse ou ao contrário o desinteresse que provoca o esquecimento. Enfim preparo o café da manhã, naturba como todos que convivem comigo o sabem hahaha. Beijo os dois e lá se vão para o que chamam de "tortura". Me pidiram para dar aula em casa para eles; e poderia ser o dia inteiro desde que pudessem acordar as 08h. Justo, justissimo se não estivessemos no Brasil. De quebra chamaria dois ou três colegas e faríamos muitas descobertas. A EaD ainda é só para adultos, reclamam eles. Será que a nova geração, meus netos vão à escola??? Qual(is) os atrativos das escolas para manter nosso filhos lá? Só a autoridade legislativa dará conta? O que acham disto? Homeschool in Brazil?Qual o discurso educacional está sendo modelado para a futura geração? estes jovens conscientes de que esta escola não humaniza nem prepara para o mercado do trabalho? Ela serve apenas para produzir servidores / nova forma de escravos para chegar as 7h em ponto e bater o ponto (mesmo magnéticos ou coisa que o valha) ? Sim temos algumas excessões. Mas não falo destas escola rarissímas/carríssimas que tem aulas com seus laptop e formam os lideres e já donos de grande parte da riqueza brasileira. Meu discurso é para àqueles que o prórpio governo chama de "para todos". Uma nova forma de discurso para denominar os oprimidos. Estamos preparando professores para uma nova EaD ? Penso que precisamos discutir esta nova modalidade para nossas crianças e jovens.

3 comentários:

Sergio Batista disse...

Profª Cristina, compartilho e entendo sua agonia porque também assim me sinto. O que queremos/fazemos para e com as nossas crianças? Que escola é esta que se transformou num modelo alimentador do sistema ao formar um contigente de analfabetos funcionais? Esta mesma escola que deveria ser transformadora e fomentadora dos conhecimentos hoje é apenas mais uma engrenagem manipulada para a servidão.
Por outro lado, a sociedade também aceita. Por que não há mais passeatas pela boa educação. E as grandes mobilizações, o que houve com elas? Onde estão as pessoas que poderiam, pelo seu carisma e liderança, conduzirem o povo para a grande "virada"?. Elas também aceitam esta situação porque de uma forma ou de outra se beneficiam do sistema. Não "largarão o osso" por pura conveniência.
E não o fazem porque estão na poltrona do conforto. Pecam pela omissão. E seus filhos estudam nos colégios "Santos". Suas faculdades serão as melhores públicas. Quanto ao resto... é o resto!
O professor não é o responsável por isto, mas contribui a partir do momento que não se incomoda, que não quer se mexer, prefere a comodidade de ser amigo da diretora porque ela abona suas faltas. É mais um que adora "ficar no seu quadrado"
Espero que meus filhos e netos tenham uma melhor educação seja ela por quaisquer meios.
O que eu faço com meus alunos é tentar mostrar que existe vida fora da internet, que as tecnologias são importantes mas não são tudo. O valor do abraço, do aperto de mão, do olhar não pode deixar de ser ensinado, de ser mostrado, de ser praticado.
Confesso que às vezes me sinto impotente...

Anônimo disse...

Sérgio,
Vejo um movimento crescendo neste sentido de amorosidade, de alternativas para a educação que crescerá apssaos largos na internet. Creia ela será uma janela para nossos netos como nem se imagina.
Abraços

Sergio Batista disse...

Eu não tenho dúvidas. Mas é necessário primeiro mudar as posturas, mudar de atitude, ser e ter realmente consciência de que da forma que está o destino é um só: marasmo, aceitação, submissão.