quarta-feira, 1 de julho de 2009

EAD – REPRESENTA UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA PARA O ENSINO?


EAD – REPRESENTA UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA PARA O ENSINO?

Educação a Distância é uma modalidade de ensino que, através de vários meios de comunicação (televisão, internet, material impresso, etc.), possibilita auto aprendizagem, autonomia e flexibilidade de estudo, interação com fontes de informação, além de permitir superar limites de tempo e espaço.
Faz uso de uma prática de ensino não presencial, em sua maior parte, utiliza Tecnologias de Informação e Comunicação através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, elimina fronteiras, amplia a comunicação, democratiza o acesso ao conhecimento e promove interação entre professor e aluno.
A EAD traz para o aluno inúmeras vantagens em seu dia-a-dia. Os custos e as dificuldades de transportes e o tempo despendido na locomoção até a instituição de ensino são praticamente eliminados. Ela busca apresentar alternativa para atender a esta crescente demanda por novas formas de aprendizagem. Utilizar as NTIC’s como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem é um caminho para uma sociedade que enfrenta uma profunda transformação.
Diante das inovações e contribuições trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação à EAD, destaca-se a facilitação dos processos de comunicação e estímulo a interação. Conforme afirma Holmberg (1996, p. 486-487):
Educação a distância de alta qualidade, sem sombra de dúvida, requer interação aluno-tutor contínua e estimulante. Esta é oferecida através do meio postal, fax, e-mail, telefone etc. O que é sempre importante nesta comunicação – independentemente do meio ou mídia utilizado – é que o tutor use um tom amigável e pessoal, fazendo os estudantes sentirem que são aceitos como parceiros. A interação mediada entre alunos e tutores já provou ser um meio valioso para o suporte da aprendizagem e para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Esta tem uma importância decisiva para o potencial da educação a distância.
No entanto esses avanços e vantagens são vistos muitas vezes como um problema. Creio que o problema maior que a EAD enfrenta hoje, é a resistência do profissional da educação, que por não conhecer a técnica, cria bloqueio, que nada mais é do que preconceito, que só serve para dificultar o conhecimento desta ferramenta, que ao contrário do que pensa, veio somar para o processo de ensino-aprendizagem.
As características e necessidades da sociedade atual são diferentes da de outrora, então se faz necessário um estudo dos referenciais teóricos que dêem sustentação às suas interpretações, ou seja, existe necessidade de se recorrer a esse conhecimento para poder fazer uma análise consistente da sociedade atual e não interpretações leigas das transformações ocorridas.
Acredito ser a EAD mais solução do que problema, porque a velocidade com que se processam as informações nos dias atuais é imensurável e a demanda por formação qualificada também.

MESTRANDA SÁTIRA MARIA

2 comentários:

Thera disse...

Gosto do Ensino à distância em muitas situações. No caso de oportunizar formação continuada; permitir que se "encurtem" distâncias, problemas de trânsito, horas de viagem de deslocamento para as unidades de ensino; postagem rápida de artigos, links, mensagens e retornos dos mesmos para os alunos; fóruns que dinamizam debates e registros deles, o que numa aula presencial muitas vezes, grandes comentários debatidos, se não forem anotados, se perdem... Se a cada vez forem aprimoradas as ferramentas que viabilizam as condições de funcionalidade e inserção de ideias tecnológicas cada vez mais criativas das Plataformas, certamente esse estudo oferece grandes oportunidades de inclusão para muitos excluídos do ensino presencial.

Terezinha Fatima Martins - Mestranda em Letras e Ciências Humanas

Valéria Fajardo disse...

Eu sou fã do ensino à distância por todas as facetas que ele apresenta. Um curso bem elaborado, com a utilização de recursos variados e um acompanhamento agil e presente resulta em excelente rendimento. Para mim também é bastante claro que nem todo aluno é um "aluno Ead", pois ritmo e disciplina são fatores importantes nesta modalidade.