Mas ainda assim, o marketing direto influencia de forma significativa o aumento do consumo, principalmente, quando vincula mulheres bonitas e sensuais; momentos gloriosos, conquistas esportivas e ao orgulho de ser brasileiro, como ocorre na Copa.
Segundo a pesquisadora Ilana Pinsky, estudos revelaram que a influência direta das propagandas cria uma expectativa de consumir bebida no futuro, no que diz respeito à crianças entre 10 e 17 anos. Com isso, há o entendimento majoritário de que o controle da publicidade veiculada à TV deve sofrer um limite pelo Estado, na busca de um maior bem estar social e da não-influência sobre crianças e adolescentes.
Você acha que a propaganda influencia no aumento do consumo de bebidas alcoólicas ?
Autora: Glauciane Carvalho (em 13-04-2009 às 15:24h)
Fonte: Trecho da Pesquisa:
Bebidas Alcoólicas: as consequências nefastas para a sociedade civil em uma dimensão jurídica
Orientadora: Prof. Drª Cristina Novikoff
5 comentários:
Glauciane, concordo com você. Além de estimular o consumo via imagem de pessoas bonitas e bem sucedidas, são propagandas preconceituosas cujos atores têm olhos claros, cabelos, louros, "corpaços" e nós sabemos que a maioria da população não tem este padrão...
Sergio Batista
Mestrando Unigranrio
Essa matéria tem um viés com o texto da professora bêbada. O que se percebe é que quanto ao consumo de bebidas existem propagandas bem sucedidas e com esse fato implica o aumento do consumo. O que falta é aumentarmos a fiscalização e punições no consumo de menores. É bom lembrar que as famílias e os educadores têm um papel de conscientização social e educativa para com a sociedade.
O maior desafio é reeducar nossos alunos com relação às propagandas tendenciosas quanto ao consumo, isso é uma função social e educativa. E fazer o trabalho de uma rua de mão dupla com propagandas de conscientização quanto ao risco de morte ou risco de seqüelas aos usuários do álcool que é uma droga lícita que gera conseqüências ao Estado onerando tratamentos para essas pessoas ou suas famílias que morrem ou ficam mutiladas. .
Jeanne (Mestrado em Letras e Ciências Humanas - UNIGRANRIO)
Às vezes nem é necessária a propaganda porque muitos pais já protagonizam esses "textos" em casa.
Alcoolismo, infelizmente, não é um problema que atinja apenas adultos. As festinhas de nossos alunos pré-adolescentes são regadas a “ice”, que eles mesmos fazem em casa, pois vários sites dispõem receitas, eles copiam, vão ao mercado e compram os ingredientes. Eles mesmos comentam isso nas aulas, como se fosse a coisa mais natural do mundo, e pior, com a conivência dos pais de hoje, que estão extremamente permissivos.
Quando marcam trabalhos em grupo na casa de algum colega, às vezes os responsáveis não estão presentes e eles aprontam. Muitas vezes comentam em sala de aula sobre festas que mais gostaram e que eles mesmos fizeram o preparo do ice: 4 litros de sprite, 1litro de vodka, 5 saquinhos de suco clight sabor lima limão, ou limão. Quando se apresenta o fato aos responsáveis eles geralmente comentam que é uma fase de descobertas, que eles estão em casa, o pior é se fosse na rua; se proibir aí é que eles vão abusar e os pais perdem o controle da situação, etc.
Numa época em que meu filho mais velho, que nasceu em 1980, fazia o Ensino Médio e eles tinham aulas aos sábados, grande parte dos alunos dormia em sala de aula por causa dos embalos de sexta à noite. A direção convocou os pais que disseram ser algo normal da juventude e que depois passaria. Há um grande descaso por parte da família, que em certas situações parece que está anestesiada.
Causa grande preocupação o fato de os jovens começarem a beber cada vez mais cedo e as meninas, a beber tanto ou mais que os meninos. Pior, ainda, é que geralmente parte deles conviverá com a dependência do álcool no futuro.
O consumo de bebida alcoólica é aceito e até estimulado pela sociedade. Pais que estimulam que o filho beba para provar que é homem, desde muito cedo deixam os filhinhos darem “bicadas” no copo de cerveja e acham a maior graça disso; tiram foto, filmam, chamam a vovó para ver, uma festa! A pressão do grupo de amigos também é outro fator que propicia o enveredamento pelos caminhos do álcool. Ficam chamando de “Mané” quem não bebe, “fresco”, “frutinha” e outras adjetivações impublicáveis. Por essas e outras razões é que o problema do alcoolismo ocorre cada vez mais acentuadamente, até independente da mídia, embora esta, por veicular situações sensuais e de poder, usando "conceituados" artistas, jogadores de futebol, modelos belíssimos são um nefasto apelo ao consumo da bebida alcoólica.
Aprendi muito
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